SOBRE A TEMÁTICA DO EVENTO:

O I ECEPEH é norteado por uma série de intencionalidades confluentes, da macropolítica aos vetores da micro-política nas práticas de produção e divulgação do conhecimento histórico educacional. O conturbado momento político, em que a Democracia e seus valores estão constantemente ameaçados pelas contínuas ondas conservadoras e neofascistas, que alimentam sucessivos ataques à Educação e a seus profissionais. O ensino de História, na condição de principal atividade social atualmente dos historiadores, sofre com esses ataques, que ferem a democracia e a profissionalidade docente.

O historiador-docente, em seu papel de principal, embora não único, formador e promotor do desenvolvimento da consciência histórica dos cidadãos, deve estar atento às funções de promoção da cidadania a partir da educação histórica, desenvolvendo ações de promoção e de pesquisa sobre a aprendizagem histórica, em todas as dimensões possíveis. Acreditam todos aqueles que promovem este evento que o Ensino de História, enquanto grande e relevante área de atuação profissional dos historiadores, tem o potencial de sensibilizar para a importância da História na vida prática, em suas múltiplas dimensões e usos públicos e privados.

Ao mesmo tempo, percebemos que o Ensino de História ainda carece de maior legitimidade diante da comunidade de historiadores, mesmo em tempos que nós historiadores sofremos ataques tão contundentes e sérios em torno da principal função social de nossa prática profissional. Ainda é latente a prática formativa dos historiadores em ambientes que, embora levem o nome de licenciaturas, mais se assemelham a um bacharelado.

Para além da cultura bacharelesca nas licenciaturas, o lugar social da formação docente dos historiadores e do ensino de História como área de pesquisa é tensionado em várias frentes: a pesquisa sobre ensino de História têm tido crescente, porém ainda ínfimo espaço dos programas de pós-graduação em História, se firmando nas pós-graduações em Educação e nos mestrados profissionais. Os mestrados profissionais em História ainda sofrem desconfiança diante da comunidade de historiadores, por considerarem que a pesquisa em Ensino de História não é pesquisa historiográfica. Os concursos para disciplinas voltadas ao Ensino de História tem ofertado vagas apenas para doutores em História, negando as possibilidades de doutores em áreas afins - em geral, os especialistas de pesquisa em Ensino de História se doutoram nessas áreas afins - incorrendo em uma formação cada vez mais fechada à interdisciplinaridade e à especificidade do ensino e da aprendizagem histórica.

São duas dimensões urgentes que nortearam a construção do I Encontro Cearense de Pesquisadores do Ensino de História. Voltado para professores de História, graduados e em graduação, todos estão em um processo de formação contínua, o ECEPEH promove momentos de socialização de experiências de pesquisa e de práticas educativas sobre ensino e aprendizagem histórica. Os diversos parceiros que ingressaram na organização e no suporte ao evento partilham em comum do desejo de fortalecer cada vez mais o Ensino de História no cenário cearense, ainda mais diante dos ataques à educação e à área de Ensino de História.

Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora